Arte e arquitetura de cair o queixo, grande história e gastronomia gloriosa fazem de Florença um destino perfeito para incluir em seu roteiro, pelo menos por 48h.
Uma das maiores cidades artísticas do mundo, ‘o Berço do Renascimento’ vale uma viagem em qualquer época do ano, mas é particularmente atraente na primavera, antes que o calor do verão chegue e multidões de turistas ocupem suas belas ruas medievais.
Florença também é incrivelmente romântica, com seu compacto centro, Patrimônio Mundial da UNESCO, repleto de obras-primas . Quase sem mudanças desde o Renascimento, as ruas de paralelepípedos da cidade te levarão a elegantes palácios dos séculos XV e XVI, igrejas decoradas com afrescos e museus de arte mundialmente conhecidos.
Essas festas visuais são acompanhadas por uma sensação de la dolce vita – o amor desenfreado dos italianos pela vida. Observe os elegantes habitantes locais em ação enquanto saboreiam seu café expresso com indiferença em cafés de rua, encontram amigos para um aperitivo e saboreiam tradicionais pratos da Toscana nas trattorias históricas da cidade.
Há muito o que considerar em um roteiro na região, então deixe o concierge te ajudar a realizar as férias dos seus sonhos em Florença - nosso itinerário de fim de semana ajudará você a aproveitar ao máximo sua visita.
Day 1 – Destaques da arte e gastronomia italiana
Comece o seu dia com uma visita matinal à obra-prima arquitetônica de Florença, a Catedral de Santa Maria del Fiore, mais conhecido como Duomo di Firenze – suba os 463 degraus até o topo para ter uma vista fascinante da cidade. A partir daí, é apenas um pulo para Galleria dell’Accademia para admirar o David de Michelangelo .
Se as atividades da manhã te deixarem com fome, o Mercato Centrale do século XIX é um tesouro de delícias culinárias – não deixe de provar o arancini no Arà – è Sicilia do chef siciliano Carmelo Pannocchietti.
Os aficionados por arte devem reservar algumas horas para o que é sem dúvida a maior coleção de arte renascentista do mundo na Galleria degli Uffizi, lar de O Nascimento de Vênus de Botticelli. Se a arte moderna é mais do seu agrado, as exposições inovadoras do Palácio Strozzi preenchem todos os requisitos.
À noite, embarque em uma tradicional barchetta de madeira para um passeio de barco ao longo do rio Arno, seguido de um aperitivo no icônico Procacci 1885. Para o jantar, peça uma farta tigela de ribollita (feijão, pão e sopa de vegetais) em uma trattoria tradicional – a pequena Osteria Vini e Vecchi Sapori é uma das favoritas dos moradores locais. E deixe espaço para o gelato da Vivoli, a sorveteria mais antiga de Florença. Quer aproveitar até tarde da noite? Localizado em um palácio da era renascentista, o Locale serve deliciosos coquetéis artesanais em um cenário espetacular.
Day 2 – Compras, Palazzo Vecchio, Jardins Boboli, Oltrarno
Como berço da indústria da moda italiana (Guccio Gucci e Salvatore Ferragamo são os ícones locais mais famosos da cidade), nenhuma visita à capital toscana seria completa sem se entregar à arte de fazer compras. Comece pela histórica Via dei Tornabuoni, rodeada por luxuosas lojas de grife, antes de se aventurar pelas ruelas medievais para descobrir botteghe (oficinas) artesanais de administração familiar, vasculhando os mercados de couro em busca de bolsas e jaquetas lindamente trabalhadas e se maravilhando por joalherias ao longo da ponte mais antiga de Florença, a Ponte Vecchio .
Para o almoço, pare no centenário I Due Fratellini para 30 tipos diferentes de panini e uma taça de vinho. Então é hora de evocar a poderosa dinastia Medici com uma visita à glória renascentista que é o Palazzo Vecchio – reaberto em 27 de maio de 2022, o Corridoio Vasariano, uma passagem coberta que liga o Palazzo Vecchio, Uffizi e o Palazzo Pitti, é um destaque.
Ao retornar para as ruas de Florença, tome sua dose de cafeína no histórico Caffè Rivoire, antes de atravessar o rio para buscar descanso no bucólico Giardino di Boboli – uma vasta extensão verde pontilhada de fontes, grutas e estátuas renascentistas. Caminhe até a Piazza Santo Spirito, o coração do bairro boêmio de Oltrarno, para um aperitivo e um gostinho da vida local fora do roteiro turístico. Termine o seu dia com um jantar na instituição florentina Trattoria Cammillo ou, para um caso com estrela Michelin no estilo farm to table, La Bottega del Buon Caffè.
Onde Ficar em Florença
Muitas vezes localizados em edifícios históricos, os melhores hotéis de Florença exibem uma certa aura de grandeza, como convém a esta magnífica cidade. Abaixo estão três de nossos favoritos oásis na cidade. Entre em contato com o seu concierge para mais sugestões, tarifas preferenciais e benefícios exclusivos para membros.
Hotel Savoy, um hotel Rocco Forte
Desfrutando de uma localização privilegiada entre o Duomo e a Ponte Vecchio, este hotel histórico oferece interiores contemporâneos e uma vibração jovem, sendo a base perfeita para saborear o lado cultural da cidade.
Construído na década de 1860 pelo Barão Oppenheim, o Villa Cora é um dos hotéis mais opulentos de Florença – sua localização com vista para os Jardins Boboli, decoração luxuosa e excelentes instalações fazem deste hotel uma escolha de classe mundial.
Hotel Palacio Bernini
Localizado no coração da cidade, atrás da Piazza della Signoria e da Galeria Uffizi, este extravagante hotel do século XV atrairá aqueles que gostam de interiores suntuosos em um ambiente histórico e central.
Procurando mais inspiração para suas viagens? Verifique sua elegibilidade para acessar o serviço de Concierge acessando aqui.
Texto original de Verena Neumayr-Howes