Already a member ?

MTE Divulga Relatório de Transparência Salarial

Brasil- Relatório de Transparência Salarial ganha novas informações.

Empresas com 100 ou mais trabalhadores podem entregar o relatório de transparência salarial após novo processamento dos dados, que será disponibilizado no Portal Emprega Brasil pela Dataprev. Confira abaixo os dados compilados e atualizados para 2025.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou de 30 de setembro para 15 de outubro, o prazo para que empresas com 100 ou mais trabalhadores divulguem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, conforme determina a Lei nº 14.611/2023, que trata da igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens.

A prorrogação foi necessária após a identificação de inconsistências em parte dos resultados apurados. Para garantir a precisão e a confiabilidade das informações, a Dataprev realizará um novo processamento dos relatórios. As versões corrigidas devem estar disponíveis no Portal Emprega Brasil até 7 de outubro, e as empresas deverão proceder à sua divulgação até 15 de outubro, em canais institucionais de ampla visibilidade, como sites e redes sociais.

O Relatório de Transparência Salarial está disponível para mais de 54 mil empresas com 100 ou mais empregados. O acesso deve ser feito pelo Portal Emprega Brasil (Empregador – Governo Federal), na aba “Empregadores”. Este ano, as empresas também deverão informar o endereço eletrônico onde o relatório estará publicado, medida que facilita a verificação do cumprimento da obrigação, conforme destacou Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE.

A divulgação do relatório é obrigatória e integra o conjunto de medidas voltadas à promoção da igualdade salarial. O descumprimento pode resultar em multas administrativas de até 3% da folha de pagamento, limitadas a 100 salários mínimos. O MTE segue fiscalizando o cumprimento da norma: na última edição, 217 empresas foram inspecionadas e 90 autuadas por não disponibilizarem o documento em local visível; novas vistorias estão previstas para setembro, abrangendo cerca de 810 empresas.

Nesta 4ª edição do Relatório de Transparência Salarial, os dados gerais serão divulgados conjuntamente pelo MTE e pelo Ministério das Mulheres, com base nas informações fornecidas pelas empresas e nos registros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referentes ao período de julho de 2024 a junho de 2025.

A expectativa é de que, nesta edição, a desigualdade salarial entre mulheres e homens ainda não apresente redução significativa, o que reforça a importância da continuidade e do fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade de gênero no trabalho.

Sancionada em 3 de julho de 2023, a Lei nº 14.611 alterou o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que as empresas com mais de 100 empregados adotem medidas para assegurar a igualdade salarial, incluindo transparência nas remunerações, prevenção de práticas discriminatórias e a criação de canais de denúncia.

Saiba mais sobre a Lei de Igualdade Salaria aqui.


Gostou das dicas? Cadastre-se aqui e faça parte do mundo Concierge. Receba nossas comunicações e comece a Viver X Ten.

Concierge: Sua vida descomplicada

Mais para explorar

Inscreva-se em nossa newsletter

This website is owned and operated by Ten Lifestyle Management Limited © 2023 All rights reserved.

Ten is owned by Ten Lifestyle Group Plc, a publicly listed company on the London Stock Exchange (‘‘TENG’’).

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.